sexta-feira, dezembro 15

Já nada é sagrado

Há coisas que convém não ter como certas. Sempre entendi o perfeccionismo do Chico Buarque naquele trabalho de carpintaria chato de terminar uma música como o melhor que existe, e provavelmente é. E tinha como exemplo acabado desta prática o Vai Passar, que alia um golpe de sorte/inspiração (é possível ouvi-lo - ao golpe - aqui, para quem tenha Real Player) a muito, muito trabalho de acertar palavras, e acertar uma harmonia traiçoeira que impele a música sempre para cima. Depois de pedir ajuda a dezenas de compositores (mais que dez, pronto), a solução estava afinal em casa, e o Francis Hyme conseguiu um truque para trazer a música de volta à tónica. Mas para lá de todos estes pormenores, que na verdade nem são relevantes, está a música que tive sempre (e tenho) como o melhor samba de sempre.

De há umas semanas para cá achei que me fazia falta ouvir de chofre a obra toda da Elis Regina. Para lá de todas as maravilhas que contém, dou de caras enquanto guiava, com O Bêbado e a Equilibrista (o tema aparece em tudo o que é compilação e best of, mas embirrei sempre com este nome e nunca lhe dei atenção). Por faccioso que sou escandalizo-me logo com o plágio descarado. Em alguns momentos é possível cantar o Vai Passar por cima desta música, tal é a siamezice. Aproveito e insulto um pouco o João Bosco, autor da canção, e até o desculpabilizo um bocadinho, que imitar o Chico Buarque é apenas humano.

Só muito depois, dias depois, é que me assalta a dúvida. E se fosse o Vai Passar que se tivesse colado ao Bêbado e a Equilibrista? Uma pesquisa muito rápida e confirmam-se os maiores temores. A do Chico Buarque é de 84 e a da Elis Regina de 79. Teria havido punhais menos dolorosos, mas a verdade é que parte do génio do Vai Passar estava já inventado. Demasiado inventado.

À distância e com parcialidade já consigo relativizar tudo, e continuar a achar o Vai Passar melhor música e de uma perfeição assinalável. Quem já tentou fazer músicas sabe que haverá sempre alguém que diga 'epá isso lembra mesmo aquela música daquele outro'.


O Bêbado e a Equilibrista - Elis Regina

Vai Passar - Chico Buarque

Sem comentários: