sexta-feira, setembro 22

Sonic Youth

Ganha o prémio o proletário. Era uma pergunta do mais subjectivo que pudesse ser feito, visto que quis saber do que me tinha lembrado o Nausea do Beck. Não foi uma pergunta muito séria.

Quanto ao Comboio, também se lembraria por certo, mas nunca o saberemos porque já conhecia esta história de antemão (haja rigor, meu caro). Tenho só a acrescentar que o Spike Jonze, magnífico realizador destas coisas de três minutos, não realizou esta, mas de facto filmou as cenas de skate, como se confirma em entrevista do próprio:

The reason that I got to shoot part of "100%" is because Mark Gonzales saw Kim Gordon and Thurston Moore in a parking lot outside a show one night and gave them the Blind video, which was my first experience of doing anything beyond working with a Hi8 video camera. Tamra Davis directed it ["100%"], but she let me shoot the skateboard footage and watch the whole thing get made. She was very cool, and it was a good crash course in music video.

A Tamra foi realmente very cool e assim se abriram as portas do mundo dos videos ao Spike. E ainda teve direitos de protagonista. O tipo da barbicha é o Spike Jonze (aquela camisa...) e o das patilhas que está sempre a rir é, sim senhor, um jovem Jason Lee, à altura mais skater que actor. Consta até no IMDB que inventou uma manobra. Também é cool o Jason Lee.

O 100% propriamente dito é isto que vêem aqui em baixo, pronto. Tem a particularidade de ter dado a conhecer esses mestres das afinações estranhas ao mundo mais leigo, pelo que o tema não foi muito bem recebido pelos admiradores mais fiéis e antigos. Mas a música é boa (tomara eu que ainda fosse disto que se visse hoje na MTV), o vídeo também e penso que à distância já terão perdoado aos SY o 100%.


1 comentário:

Comboio Azul disse...

Com efeito, haja rigor. Toda a informação que visitei afirmava ter sido o senhor o realizador (ou, quanto muito, o co-realizador), embora em nenhum lado apareça que é ele que contracena com o Jason Lee, curiosamente. Também não admira, a sua carreira de actor não é tão conceituada quanto a de realizador: assim de repente, só me lembro dele no Three Kings.

Enfim, tiro o chapéu ao Fante e retracto-me: o ex-senhor Coppola dirigiu a 2ª equipa no tal vídeo, não o realizou. Não deixa de ser um grande vídeo, mesmo assim, e também eu gostaria de ver passar música desse calibre actualmente em qualquer canal de televisão.

Só para finalizar, e para não fazer como no post anterior, metendo antes tudo no mesmo comentário, eu sempre achei o 100% uma grande música. Não foi preciso perdoar-lhes nada. Aliás, todo o álbum está recheado de boas canções, coisa que os SY sempre souberam fazer.