quarta-feira, março 29

Santos da casa...

Serei eu o único a considerar obsceno que:

- A Santa Casa da Misericórdia seja um dos maiores investidores nacionais em publicidade?

- A Santa Casa da Misericórdia gaste quase tanto dinheiro em publicidade aos seus jogos como as empresas de telemóveis aos seus novos modelos e que só na campanha do Euromilhões/Lisboa-Dakar se tenham gasto 1,5 milhões de euros para beneficio sabe-se lá de quem?

- A Santa Casa da Misericórdia tenha o exclusivo dos chamados jogos sociais (jogos de azar extra-casino), não tenha concorrentes directos ou indirectos, e continue a aliciar insistentemente os portugueses para a dose semanal de Euromilhões, Totoloto ou qualquer outro dos seus boletins alucinogénicos de fortuna instantânea?

- A Santa Casa Misericórdia, uma instituição de caridade de inspiração cristã, instigue através das suas publicidades na mente dos portugueses um verdadeiro culto do dinheiro, da sua acumulação fácil e provedora de todas as benesses e “excentricidades” afastando-se total e hereticamente da mensagem de Cristo e da doutrina social da Igreja?

- A Santa Casa da Misericórdia promova actualmente uma campanha massiva onde vaidosamente ostenta por todos os meios, modos e feitios a sua altruísta acção benfazeja?

- A Santa Casa da Misericórdia não pratique a santíssima virtude da humildade de fazer o bem sem olhar a quem (nem enfiar-lhe pelos olhos dentro) mas antes caia em tentação, pagando e bem para ostentar em grandes outdoors o pecado mortal da soberba?

- A Santa Casa da Misericórdia gaste em reclames milhões de euros que seriam melhor aplicados naquilo que justamente os reclames "reclamam" fazer?

- A Santa Casa da Misericórdia tenha completamente ultrapassado o que prevêem os seus estatutos e objecto social, uma vez que é manifesto que o dinheiro acumulado com os jogos de azar deixou de ser um meio para atingir um fim mas um ganancioso fim em si mesmo?

- A Santa Casa da Misericórdia seja um dos maiores (senão, o maior) proprietário imobiliário em Portugal, fruto das doações testamentárias, sendo que grande parte do património está em total decadência ou mesmo devoluto e não aliene estes imóveis para custear as suas acções beneméritas em lugar de roubar todas as semanas os bolsos dos portugueses vendendo-lhes ilusões?

Mais que obsceno, tudo isto roça o diabólico! Pois, ou muito me engano e alguém me perdoe esta ofensa se estiver errado ou eles sabem o que fazem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está. Para praticar aquilo que a Bíblia diz (ajudar os outros), violam outros mandamentos.

José Avlis disse...

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que é quem tem a concessão dos jogos sociais, totoloto, lotaria, etc., não tem inspiração cristã.
Pertence ao estado que a nacionalizou em tempos.
Há um contencioso com as restantes misericordias por causa do estado usar esse nome.

É o estado quem nomeia os dirigentes e em ultima analise quem administra a misericordia de Lisboa.

As restantes misericordias do pais estão ligadas à igreja catolica embora tenham bastante autonomia em relação à hierarquia.

António Maria

O Escravisauro disse...

Obrigado pelo contributo. A questão do contencioso devido ao nome é uma novidade interessante e que, para mim, faz todo o sentido.
Que a SCML pertencia ao Estado já eu sabia e por isso apenas disse e reafirmo que se tratava de uma instituição "de inspiração cristã". Não sou eu que o digo, aliás, é a própria SCML no seu site e nos seus estatutos:

"Durante os anos 80, iniciaram-se os trabalhos de reforma dos Estatutos da Misericórdia de Lisboa, que vieram a ser aprovados pelo Decreto-Lei n. 322/91, de 26 de Agosto, o qual veio a ser alterado pelo Decreto-Lei n. 469/99, de 6 de Novembro. No art. 2º dos Estatutos estabelece-se que a Instituição prossegue humanitária e benemeremente fins de acção social, de prestação de cuidados de saúde, de educação e cultura e de promoção da qualidade de vida, sobretudo em proveito dos mais desprotegidos, de acordo com a tradição cristã do seu compromisso originário e da sua secular actuação em prol da comunidade, devendo dar particular ênfase às obras de misericórdia (...)".
(http://www.scml.pt/default.asp?site=historia&sub=)

A principal questão que pretendo evidenciar é justamente esta grande mentira. É o lobo na pele de cordeiro. A fachada "cristã" e boa samaritana da SCML é, em grande medida, uma fraude que urge desmascarar.

Anónimo disse...

Que imenso disparate!!!!!
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) não é nem nunca foi um "qualquer serviço" do Estado... Não é, nem nunca foi, do Estado dependente...
Foi, no atribuir das missões origináriamente pertencente ao Estado, à SCML, que se justifica a atribuição de PARTE, e sublinho, PARTE do valor (cerca de 27%)do total da receita do jogo a esta ultima. Esta "atribuição" foi solidificada na década de 60 (1961) por diploma legal. Por exp. O Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão (o unico existente no país durante 30 anos,e, o melhor e mais conceituado da Europa durante igual período) foi integralmente edificado com o dinheiro do Totobola! A SCML, acolhe cerca de 280 crianças (que protee, educa, mima)! Apoia, toda a população idosa da Cidade de Lisboa (quer através de apoio domiciliário, cuidados primários de saude, centros de dia, centros de convivio, residências temporárias, lares, etc.)!Apoia, ampara e desenvolve programas para todas as minorias! Acolhe e protege mulheres e respectivas crianças vitimas de maus tratos (garantido-lhes anonimato, apoiando-as juridicamente, psicológica e financeiramente, acompanhando-as num projecto profissional, no seu prcursso profissional, etc)! Possui um centro de formação e validação de competências (que forma dezenas de jovens todos os anos e valida competências a outras tantas dezenas de utentes)! Acolhe e trata de doentes HIV-SIDA (possui três residências/lares para o efeito, equipas de apoio domiciliário, etc.)! Procede ao atendimento profissional de toda a população carenciada da cidade de Lisboa(quer económicamente, quer saúde, solidão, demência, etc), fazendo estudos dos casos, coordenado com várias entidades (CML, BOMBEIROS, PSP, etc.)para promover a segurança, o bem estar da população! A SCML tem 520 anos! Mais do que alguns Estados (por exp UEA e todos os europeus formados na ultima década)! Laboram, diáriamente, em prol da população da cidade de Lisboa, cerca de 4000 funcinários dos quais, diga-se em beneficio de melhor esclarecimento, nem 5% são funcionários publicos!!!! Donde, Caros Senhores, queiram melhor informar-se. Isto porque quero acreditar que se trata de simples ignorância...
Ah! Já agora... certamente por lapso, todos (uns com mais responsabilidade que outros) esqueceram-se que a SCML é indissociável duma outra realidade: A IRMANDADE de SÃO ROQUE!! Se alguém duvida que a irmandade é de inspiração cristã, bom, então, já nem de ignorância aqui se fala...
Por Ultimo, é uma enorme responsabilidade ser autor de uma página... Nem todos estão à altura acabando por ser "escravos" dum determinado tipo de protagonismo, pouco ético, pouco informado, todavia, fácil! Veremos, de que "fonte""isauro" se "alimenta", quais os "grilhões" com que se acorrenta.

Passou mais de um ano sobre a data deste comentário que "encontrei" por merissimo acaso. A responsabilidade de "um" se retratar nunca caduca. Veremos, pois....