sexta-feira, setembro 9

PNF - capitulo 1- parte 2 - Os tradutores de títulos

Ora parece que eu estou com um excesso de actividade mas não se preocupem, isto já passa. Outro filme, outro título traduzido mesmo ao nosso gosto. Se conseguisse fazer links mandava-vos já para o site oficial mas não sou capaz e escrevo aqui o nome para copiarem e pastarem lá em cima ao lado do rectângulo que diz address: http://www.mysummeroflovemovie.com/home.html
Se quiserem ver o trailer podem vê-lo aqui: http://www.apple.com/trailers/focus_features/mysummeroflove.html
Desta vez não tinha visto o filme apesar de também ter sido editado no ano passado. Deste só tinha visto o cartaz e achado interessante o nome do realizador Pavel Pawlikowsky. Pelos vistos foi boa ideia do senhor mudar de Paul para Pavel, dá mais a ideia de ser um realizador da escola de leste e desperta a curiosidade de gente com barba, bigode e nostalgia de esquerda. Efectivamente o gajo é polaco mas levou com a escola inglesa de Oxford e da BBC tendo assinado Paul durante uns tempos.
Entretanto o amigo Fante dá a dica e toca de ir armados em intelectuais para o King. Ora o título traduzido é "Amor de Verão" enquanto o original "My Summer of Love". Muda tudo. O que traduzido pareceria ser a história de um amor de verão é no original a história do amor de verão. Aquele amor que muda a vida toda a uma pessoa. Quem perde com este erro talvez propositado? Todos nós, desde o consumidor final do filme a quem o fez. Uma tradução assim não só retira a finalidade de haver um título, um resumo em poucas palavras de uma história completa, como nos leva a subestimar uma obra maior.
O filme é porreiro. Fixolas até diria. Está bem filmado, em vídeo e depois convertido para 35mm, de câmera solta, boa fotografia, bom argumento e interpretação. Sendo pretensioso diria que havemos de fazer um parecido num destes dias. A promessa é que hei-de controlar cada uma das traduções do título do filme quando for exportado.

Não me posso despedir sem deixar mais um copy/paste para vós, também este graças ao amigo Fante que assim me apresentou o Dubois:
http://cinemaxunga.blogspot.com/2005/09/my-summer-of-love-2004.html

Próximo Capítulo: Polícias e Taxistas embriagados. Como combater a praga.

Sem comentários: