domingo, junho 26

El Chino & El Escribidor

Seja qual for a opiniao que se tenha sobre o Fujimori (e sobretudo sobre a sua guerra suja contra Sendero Luminoso e Tupac Amaru), ha' que reconhecer ao homem o me'rito de ter encontrado este pais (o Peru, para aqueles que nao tem seguido o folhetim) com uma inflacao anual de 7.200% em 1991 e eu, agora em 2005, encontro precos semelhantes aos indicados num guia turistico de 1994 que me emprestaram. Diga-se tambem que a maioria dos Peruanos ja estavam fartos do Sendero Luminoso e do Tupac Amaru.
Seja qual for a opiniao que se tenha sobre o Mario Vargas Llosa como escritor (o titulo do post vem de um livro dele que se chama "La Tia Julia & El Escribidor" que comprei por 5 Soles - 1 euro, sensivelmente - numa feira do livro em Pisco - sim, e' dai que vem o nome da bebida - e do qual li um capitulo para logo me esquecer dele no hotel); enfim, os romanticos que pensam que o Peru seria hoje um pais modelo caso o Vargas Llosa tivesse ganho as eleicoes contra El Chino, em 1991, por ter um romancista como Presidente desenganem-se: politicamente o homem e' um neo-liberalista, reaccionario e defensor das elites estabelecidas.
PS: Isto nao e' nenhuma indirecta em relacao a hipotética candidatura presidencial do Manuel Alegre. Estando eu fora do país, é claro que, a la Guterres e Barroso, nao vou comentar a actual situacao politica portuguesa. E nao vale a pena insistir, senhores jornalistas...

Sem comentários: