quarta-feira, abril 27

deves...

Queres tirar-me do modo 'Vogal de Direcção da Casa do Benfica de Liège' mas estás com pouca sorte. Essa do parecer das melhores exibições da época tem piada, que tem, mas é o vosso alimento vai para os tempos do António Oliveira. É que isto de um campeonato de futebol, bom ou mau, bem ou mal jogado, tem uma premissa que é simples e que vale para todos. A melhor equipa tem mais pontos que as outras e o prémio que lhe dão por esse feito é colocá-la no primeiro lugar.

Admito que o Sporting no ínicio das épocas, depois de decidir de que bons jogadores adolescentes se vai livrar, estabeleça um calendário de «embates decisivos» e explique aos seus jogadores da importância de vencer os ditos. Quanto ao resto, "o Sporting são vocês" já imagino a conversa com o Sá Pinto e com o Beto e com o Barbosa e com o Rui Jorge, "não se cansem, que a alma leonina é a vossa cara, pá, mas nos embates era importante". Também estou a ser injusto. O Sporting não é nenhuma máquina sem alma. Ainda este ano, nisto dos embates decisivos lembro-me assim de três (tirando todas as eliminatórias da Taça UEFA). O jogo da taça - arderam - e as duas, um par delas, uma depois outra, oportunidades que tiveram para se enfiarem no primeiro lugar. Mas diz que já ganharam ao Porto e ao Benfica. Pá, bonzito. Isto a juntar às «de muito longe» melhores exibições da liga e ao facto de terem a claque mais antiga de Portugal, dá-me ideia que é uma época em cheio.

Depois conforta-me que se destaque a importância dos gajos que marcam os golos. É um sinal de que posso estar descansado. Acho bem que os sportinguistas se assustem mais com uma ausência do Liedson numa segunda parte do que com um mês sem o Rochemback. Acho bem que acreditem que há um plantel equilibrado e que, ao contrário de outros, não há um jogador que tenha que jogar sempre sob pena de um quatro ou por aí fora a zero. Acho bem o Hugo.

Tino, mas é! Se há equipa que merece ganhar este campeonato é o Benfica. De longe a mais fraquinha e em primeiro lugar vai para não sei quanto tempo. Isto é titânico!

Ai, espera lá. E o Peseiro? Não falo no Peseiro?... Bom, é melhor não, senão ainda acabo por ter dúvidas do feito mais épico.

Sem comentários: