vá. Estas coisas bem as podíamos discutir de copo na mão e não em frente às pessoas, mas vamos lá. Essa conversa do campeonato fraco tem que se lhe diga. Nos últimos dez, quinze anos, ou seja, desde que temos acesso regular a jogos de outros campeonatos na televisão e desde que o José Veiga iniciou actividade e explicou aos jogadores que escusavam de ficar cá, começámos a desconfiar que não somos os maiores. Mas devagarinho, e que só não somos porque não queremos, e devido a questões que fazem tanto sentido como a não aposta nos treinadores de cá, ‘tão bons como os outros’, as arbitragens, o governo (esta é recente), as transmissões que tiram público dos estádios, a falta de patriotismo dos jogadores, corrupção, e por aí.
Ouvir dizer que o campeonato está nivelado por cima, e, ao mínimo jogo para a taça que fique 3-3 depois de prolongamento ouvir logo que este campeonato é melhor que o Inglês e o Espanhol, só serve para um gajo se rir um bocado enquanto comemora a passagem de eliminatória (isto no meu caso).
Para despachar, este campeonato é tão mau como qualquer um dos últimos quinze, e, se houve momentos em que equipas se destacaram e ganharam com grande superioridade foi graças a duas excepções que nos aconteceram. O Mourinho nestes dois últimos, e o Jardel. Mesmo assim, somos tão bons, que o Fernando Santos conseguiu não ganhar um campeonato com o Jardel no Porto e o Boloni fez tudo o que estava ao seu alcance para atingir o mesmo feito, tendo falhado, e o Sporting ganhou. De resto, o nível é de tal modo elevado que o Boavista ganhou um campeonato daquela maneira, o Sporting ganhou outro, este mítico, porque o treinador era o Inácio e o avançado titular era o Acosta, o Porto ganhava campeonatos com jogadores como o Paulinho Santos, André, Domingos e João Pinto, todos a jogar ao mesmo tempo, e o Benfica ia criando momentos de entretenimento de qualidade do nível de uma Britcom, sobretudo na parte das contratações.
Quem ganhar este campeonato é a equipa que é, no campeonato que é. Nem mais nem menos. Até acho mais, acho que finalmente as equipas e o campeonato se merecem, e que já que é sempre mau, pelo menos temos o gozo de ter um final incerto. Agora, se um gajo quer ver futebol, muda de canal.
terça-feira, março 22
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário